Associação Famílias

webmail

Respostas Sociais

PT Creative Village

O projeto PT CREATIVE VILLAGE, financiado pelo COMPETE, é composto por sete ações, articuladas entre si, de modo a transformar as regiões NUT II NORTE e CENTRO em POLOS PRODUTORES DE INICIATIVAS COM FORTE APOSTA NO CONHECIMENTO E NA CRIATIVIDADE, posicionando-se local, regional, nacional e internacionalmente como NOVAS CENTRALIDADES TERRITORIAIS.
Pretende-se apostar numa forte comunicação das ações do projeto, de modo a garantir um maior impacto do mesmo (ação 1: “Comunicação e Gestão Técnica do projeto”).
A componente “Comunicação e Gestão Técnica” deste projeto assume um carácter claramente horizontal, uma vez que encerra em si toda a gestão, promoção e divulgação do Programa de Ação “PT CREATIVE VILLAGE”.
A adequada implementação e o sucesso do programa de ação “PT CREATIVE VILLAGE”, assente que está numa Parceria de colaboração interinstitucional, encontram-se em muito dependentes da resposta organizativa que for possível montar em torno da operação.
Neste âmbito serão desenvolvidas brochuras de apresentação do projeto, press-releases, sessões de demonstração, workshops temáticos, divulgação ao nível dos órgãos de comunicação social, para além de conferências de imprensa e a utilização da rede de muppies, outdoors e placares eletrónicos da autarquia.
Na ação 2 prevê-se a implementação de uma ação de incubação, em concreto do “Estaleiro de Empreendedores”. Com a ação Incubação pretende-se apoiar o lançamento de projetos empresariais. Nesse sentido, pretende-se disponibilizar aos empreendedores uma infraestrutura que permita a incubação das suas empresas, contribuindo dessa forma para a dinamização da economia das regiões NUT II do NORTE e CENTRO.
Com esta infraestrutura será possível estimular o empreendedorismo e dinamizar a criação de empresas, fomentando a aceleração e incubação dos projetos de negócios nas regiões objeto de intervenção. No desenvolvimento desta ação proporcionar-se-á um suporte especializado aos empreendedores, nomeadamente através de (1) um apoio direto aos seus projetos, (2) do suporte técnico na elaboração de planos de negócio e (3) da criação de condições à sua instalação física.
A Incubadora Virtual é uma unidade funcional do projeto PT CREATIVE VILLAGE que incentiva e promove o empreendedorismo. Pretende-se com esta ação transferir conhecimento fundamental para o estímulo do empreendedorismo qualificado e de novos negócios de elevado potencial.
No âmbito da ação 3 será dinamizada uma Feira de Empreendedorismo, que pretende ser um espaço com múltiplas atividades, sendo de salientar o apoio técnico, a disseminação de informações, a partilha de casos de sucesso e de iniciativas complementares tais como talks, formações e workshops.
Com esta iniciativa espera-se possibilitar aos potenciais empreendedores a oportunidade de aprofundarem ou de estabelecerem um primeiro contacto com os sistemas de incentivo ao empreendedorismo e com as dinâmicas diretamente relacionadas com a criação de empresas. Dessa forma, será a oportunidade para muitos indivíduos iniciarem o seu percurso empreendedor.
No âmbito do Seminário "Potencial Empreendedor: Oportunidades e Desafios" (ação 4) pretende-se sensibilizar, esclarecer e consciencializar os potenciais empreendedores para a temática do empreendedorismo qualificado e criativo.
No que respeita aos temas a abordar nos diversos painéis destacam-se, desde já, o “Perfil do Empreendedor”, “Oportunidades” e “Apoios Disponíveis”.
No desenvolvimento desta iniciativa prevê-se a realização de painéis com oradores atrativos e com notoriedade ao nível da temática do empreendedorismo qualificado e criativo. De modo a aumentar a sua qualidade e projeção serão convidados oradores internacionais e serão estabelecidas parcerias com entidades públicas de apoio ao empreendedorismo, bem como, com académicos com publicações na área.
Na ação 5 pretende-se desenvolver uma plataforma de colaboração corporativa cujo objetivo é promover e estimular o empreendedorismo qualificado e criativo.
Esta ação prevê o desenvolvimento de uma plataforma web que permita a interação entre os potenciais empreendedores (detentores de ideias de negócio), consultores (capazes de apoiar na definição e materialização das ideias em projetos empresariais) e empresários com notoriedade no mercado (que aqui assumem o papel de mentores e de exemplo para a desmistificação, partilha de experiências e motivação aos potenciais empreendedores).
Na ação subsequente – ação 6- pretende-se implementar o “Ginásio de Ideias: da ideia ao negócio” cujo propósito é apoiar o lançamento de projetos empresariais, nas duas regiões –NUT II NORTE e CÁVADO. Nesse sentido, proporcionar-se-á um suporte especializado aos empreendedores através do apoio a projetos, apoio na elaboração de planos de negócio e ainda na realização de um concurso de ideias/pitch. Esta ação irá permitir ao empreendedor trabalhar a sua ideia de uma forma intensa. Pretende-se, assim, com esta iniciativa criar dinâmicas de trabalho, durante um período definido de tempo (15 dias), em regime intensivo, com a ajuda de consultores e técnicos especializados ao nível da mentoria e do coaching.
Na ação Ginásio de Ideias os potenciais empreendedores serão desafiados (1) a apresentar as suas ideias; (2) a trabalhar em equipa no desenvolvimento das melhores ideias; (3) apresentar a evolução das ideias; (4) apresentar a transformação final da ideia em projeto de negócio.
Por último, a ação 7 prevê o desenvolvimento de capacidades que apoiem a recolha e a assimilação de saberes e técnicas assume um papel preponderante. Nesse sentido, pretende-se desenvolver um ciclo de ações formativas e workshops que possibilitem aos potenciais empreendedores o desenvolvimento de competências fundamentais a aperfeiçoamento do seu perfil empreendedor e à sua capacitação em áreas diretamente relacionadas com as dinâmicas de empreendedorismo.
Prevê-se, assim, desenvolver competências em áreas relacionadas com o empreendedorismo, áreas comportamentais, criatividade e inovação tais como: “Business Model Canvas”; “Liderança”; “Viabilidade Económica e Financeira”; “Pitch”; “Estratégia, Marketing e Vendas”; “Noções ao Plano de Negócio”; “Criatividade e Inovação” e “Da Ideia ao Negócio”.
Há, pois, uma interligação entre todas as atividades cujo denominador comum é promover o espírito empreendedor.

imprimir

Últimas Notícias

ver todas
  • publicada em: 2019-01-23

    Workshops sobre automaquilhagem.

    A Associação Famílias no âmbito do projeto ReEscrever o Nosso Bairro, com o apoio do Município de Braga e co-financiada pelo Programa...

    ver mais
  • publicada em: 2019-01-23

    Projeto ReEscrever o Nosso Bairro - Workshop

    A Associação Famílias no âmbito do projeto ReEscrever o Nosso Bairro, com o apoio do Município de Braga e co-financiada pelo Programa...

    ver mais
  • publicada em: 2018-10-11

    Conferência de Imprensa

    Saúdo todos e cada um de vós, com amizade e gratidão. Agradeço, em nome da AF a vossa presença.
    Há um ano, vai fazer a 3 de Novembro pf,...

    ver mais