Cláudio Serra integra Comissão Científica do Projeto Equality Balance
Cláudio Serra, especialista em Igualdade de Género, Membro do Colégio de Especialistas em Igualdade de Género e Membro da Assembleia de Representantes do Colégio de Profissionais de Solicitadoria pelo Distrito de Braga foi convidado a integrar a Comissão Científica do Projeto Equality Balance, uma iniciativa promovida pela Associação Famílias, com o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e do Programa EEA GRANTS.
O Projeto EQUALITY BALANCE pretende “criar um instrumento transversal – e subsequentemente um guia prático - a todos os setores da atividade económica, que permita avaliar as medidas legislativas promotoras da Igualdade de Género”. O instrumento a criar “será testado numa amostra de ONG`s, representativa de diferentes setores de atividade, do distrito de Braga, embora possa ser utilizado em qualquer organização/ entidade, independentemente do setor de atividade económica, natureza jurídica ou região onde está implantada”, adiantou Cláudio Serra.
A elaboração de legislação é um elemento crucial da administração pública. Neste sentido, de acordo com Cláudio Serra “para integrar de forma efetiva a perspetiva de género, na legislação elaborada, é necessário ter uma ação concertada neste domínio, percebendo se, por exemplo, é considerada a situação de partida das mulheres e dos homens, relativamente ao tema da medida legislativa”. Por exemplo, “na preparação de uma medida legislativa sobre o subsídio de desemprego importa compreender, entre outras dimensões, a situação de partida das mulheres e dos homens, para que a medida a criar venha, de facto, a promover a igualdade e não a perpetuar situações desiguais”.
Neste contexto, o projeto Equality Balance, para além de construir um instrumento transversal que permitirá avaliar o impacto de género das diferentes medidas legislativas, irá criar um guia, o qual será “um instrumento facilitador de como elaborar avaliações prévias do impacto de género e de que modo estas incorporam medidas para eliminar as desigualdades e promover a igualdade de mulheres e homens”.
“Estou convencido de que o guia e o instrumento nele integrado contribuirão para uma maior presença da igualdade entre mulheres e homens na legislação a elaborar e, subsequentemente na atuação dos nossos poderes públicos, no que sem dúvida se refletirá numa melhoria da intervenção pública, de uma forma sistemática” terminou Cláudio Serra.
DIA NACIONAL DOS AVÓS
26 de Julho 2020
ver mais
A Associação Famílias comemorou a festa de Santa Joana Beretta Molla, Padroeira da instituição, no Domingo, dia 28, na Missa das 11h30m na...
ver maisCaros meninos:
Celebramos hoje, dia 21 de Março, o Dia Mundial da Árvore e estamos aqui para assinalar esta data.
Vamos, assim,...