No 21º aniversário do
ANO INTERNACIONAL DA FAMÍLIA
Por decisão da Assembleia Geral da ONU, a partir de 1994, 1º ANO INTERNACIONAL DA FAMÍLIA, o dia 15 de cada ano passou a ser celebrado em todo o mundo como o DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA, que como todas as comemorações idênticas tem sempre o mesmo objectivo: chamar a atenção da comunidade internacional para a importância do que a efeméride procura assinalar. Nesse ano, e a partir de então, sem grande emoção ou interesse, a comunidade humana de todas as crenças religiosas, filosóficas ou de qualquer outra natureza é alertada para a importância e insubstituabilidade da célula fundacional onde assenta a comunidade humana.
Infelizmente, os ataques sistemáticos e bem objectivados, contra a Família está a dar os resultados que eram expectáveis face a tamanha onda contra a primeira e fundamental comunidade humana. Os resultados estão á vista de todos, mesmos dos cidadãos que andam mais distraídos. Chegamos ao ponto de já não sabermos o que é a Família, tais são as variantes, interpretações e pseudo-novidades que todos os dias são veiculados, directa ou indirectamente pela comunicação social (mesmo de sectores da sociedade de onde não eram minimamente esperados!). Ainda recentemente o Papa Francisco disse claramente que “A Família é a Família", sem qualquer adjectivação.
Perante este cenário, simplesmente esboçado, o que vemos é uma sociedade profundamente doente e em deliquescência, violenta, desequilibrada, onde impera uma egolatria desenfreada.
Neste dia, que procura chamar a atenção de todos os cidadãos para a importância insubstituível da Família, entendida esta como sempre foi entendida e vivida por todos os povos e culturas, cujo fundamento se situa na complementaridade entre Homem e Mulher e na transmissão da vida, com cambiantes que não ferem aquela nem esta. E o reforço da Família tem de assentar na partilha e na solidariedade, no Amor que aceita o outro como ele é, sem esperar recompensa.
A ASSOCIAÇÃO FAMÍLIAS, pela 22ª vez, quer manifestar que continua a acreditar na Família, por onde passa o futuro da humanidade (S. João Paulo II), e a saúde do Presente e, por isso, continua o seu esforço no apoio a todas as famílias, particularmente as que se encontram nas “periferias“.
Bom dia INTERNACIONAL DA FAMÍLIA!
Braga, 15 de Maio de 2015
DIA NACIONAL DOS AVÓS
26 de Julho 2020
ver mais
A Associação Famílias comemorou a festa de Santa Joana Beretta Molla, Padroeira da instituição, no Domingo, dia 28, na Missa das 11h30m na...
ver maisCaros meninos:
Celebramos hoje, dia 21 de Março, o Dia Mundial da Árvore e estamos aqui para assinalar esta data.
Vamos, assim,...